quarta-feira, 27 de julho de 2016

Estudantes do 4º Ano "B" orientados pelo Prof. Elismar Desenvolvem o Projeto Caminho Lúdico: Instrumento e Música


       Sendo a escola um lugar de construção, não só do conhecimento científico, mas também da identidade, de valores, de afetos, enfim, é onde o ser humano, sem deixar de ser o que é se molda de acordo com sua sociedade, nessa perspectiva deve-se observá-la como um instrumento valioso para assegurar não só o sucesso da aprendizagem, mas também, como veículo propulsor de projeto que atenda de forma prazerosa e de qualidade, com informações ao revelar a conquista do seu poder de organização, procurando cada vez mais ter autonomia em suas decisões. 
     Contudo hoje 27 de julho de 2016, os estudantes do 4° Ano “B” da Escola Municipal Camila de Léllis, orientados pelo Professor Esp. Elismar Bezerra desenvolveram com base LDB 9.394/96 e na lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, a qual determina a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica em todas as escolas do país a partir de 2012, mas não exclusivo, do componente curricular" o projeto Caminho Lúdico INSTRUMENTO E MÚSICA. O objetivo não é formar músicos, mas, desenvolver o senso rítmico e melódico, exprimir sentimentos, movimentos, criatividade, como ação educativa, mediante a integração dos alunos em atividades coletivas, através da música, da dança, da oralidade, da voz do corpo e dos instrumentos musicais.
    A confecção de instrumentos musical, proporcionou aos alunos a descobrir, experimentar e sentirem-se felizes, em apresentar em cada sala de aula da escola a criatividade em ampliar o repertório musical, cantando com entusiasmo, sacudindo ao máximo seu corpo, pernas e braços. 
      No contexto escolar, o trabalho com a música ampliou e facilitar o ensino/aprendizagem, pois possibilitou ao educando, se desinibir, ouvir, escutar, melhorar o vocabulário, o desenvolvimento da fala, o autocontrole, orientação espacial e temporal, antes e depois, posição, direção, lateralidade, formas geométricas, coordenação motora, gestos, expressão facial e corporal, a percepção de silêncio, auditiva e visuais de maneira ativa e refletida. Além de ser um instrumento facilitador do processo aprendizagem, essa atividade lúdica proporcionou as crianças às mesmas alegrias que sentem ao brincar fora da escola.

Acompanhe:















VÍDEO

quarta-feira, 20 de julho de 2016

Equipe da Escola Municipal Camila de Léllis se reúne para Escolha do Livro Didático 2017


    Os Professores e Coordenadores Pedagógicos da Escola Municipal Camila de Léllis em Riacho da Cruz se reuniram na noite deste dia 19 de Julho de 2016 para a Escolha do Livro Didático de 2017 do Ensino Fundamental Anos Finais 6° ao 9° ano. O momento foi importante para que a equipe pudesse planejar e escolher juntos o melhor livro que poderá auxiliar os alunos durante todo o ano letivo, proporcionando o conhecimento adequado de acordo com o ensino ofertado.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE!



Veja:












CRIATIVIDADE: Alunos participam de Aula Prática de Artes em Sala de Aula


       Os alunos do 5º ano A e B da Escola Municipal Camila de Léllis são incentivados pela Professora Ana Patricia Rêgo a despertarem o interesse por aulas práticas em sala de aula. Na oportunidade, a Aula de Artes leva a turma a uma aprendizagem mais eficaz e objetiva, onde os alunos utilizam folhas de papel oficio, lápis, colas, tesouras, réguas, revistas, livros e caderno para as atividades com Origami (Dobraduras) e a Formação de uma Segunda Imagem utilizando apenas uma gravura em sala de aula.


ACOMPANHE:

















sexta-feira, 15 de julho de 2016

Equipe da Escola Municipal Camila de Léllis participa do Seminário da BNCC em Natal - RN


     A Escola Municipal Camila de Léllis esteve representada pela Coordenadora Pedagógica - Alixandrina Rodrigues e dos Professores Marcos Rêgo e Poliana Costa que participaram nos dias 14 e 15 de julho do Seminário do Rio Grande do Norte sobre a BNCC realizado na Escola de Governo em Natal - RN. O seminário teve como objetivo propor alterações, supressões e/ou acréscimos ao texto da Base. Após a realização do evento, a comissão de mobilização no estado produzirá um relatório com a síntese das contribuições apresentadas e encaminhar ao comitê gestor dessa etapa, formado por Consed e Undime. O comitê gestor irá sistematizar os 26 relatórios estaduais e o distrital para então encaminhar um relatório único ao Ministério da Educação. Na oportunidade, a Professora Poliana aproveitou para realizar uma apresentação sobre a ausência de discussões sobre a EJA - Educação de Jovens e Adulto.

Confira: