segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Início das aulas na Escola Municipal Camila de Léllis e entrega de Kit’s Escolares.

Primeiro dia de aula na Escola Municipal Camila de Léllis


Na manhã de hoje, 25 de fevereiro, tiveram início as atividades do ano letivo da Escola Municipal Camila de Léllis. Na oportunidade foram entregues os kit’s para todos os alunos, contendo caderneta, lápis, canetas, lápis de cor, régua, borracha e tesoura. A Prefeita Bernadete Rêgo, juntamente com o Vice-Prefeito, Adiel Régis, a Diretora da Escola Municipal Camila de Léllis, Clédina Mafaldo, fizeram a entrega em cada sala. No turno matutino foram entregues 148 kit’s, no turno vespertino 196 e no turno noturno com os alunos da EJA , foram entregues 106, totalizando 450 alunos da Escola Municipal Camila de Léllis beneficiários com os kit’s. A Prefeita também firmou com os alunos a continuidade do “Projeto Municipal Aluno Nota 10”, que no final do ano vai premiar os 2 melhores alunos dos anos finais do Ensino Fundamental I e do Fundamental II e EJA com Notebook/Tablet. E ainda, divulgou o novo programa estadual, no qual o Município de Riacho da Cruz foi um dos primeiros a aderir, o “Garoto Bom de Bola”. O Município fará uma seleção de alunos-atletas, entre 12 a 14 anos (nascidos entre 1999 e 2001) regularmente matriculados e frequentando a escola. (breve maiores informações sobre o Programa). Confira algumas fotos:




Confira algumas fotos do turno matutino clicando aqui!


Foto 

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Foto

Confira algumas fotos do turno noturno clicando aqui!
Mais Fotos:  clique aqui!


As fotos do turno vespertino serão postadas em breve.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

CAPACITAÇÃO DAS MERENDEIRAS.


Município realiza I Encontro de Merendeiras 2013

         


Sob a Coordenação da Nutricionista Amazille Nunes, ontem pela manhã, as Merendeiras do Município participaram de mais uma etapa de Capacitação doProjeto Cozinheira Chef - que é uma ação da Secretaria Municipal de Educação para garantir melhores condições de trabalho para as profissionais que lidam diretamente com a merenda escolar, com isso, pretende-se além da formação continuada e investimento na profissionalização das merendeiras melhorar a qualidade da merenda escolar fornecida aos alunos da Rede Municipal de Ensino. O Projeto Merendeira Chef vêm se desenvolvendo desde 2011 e já tem realizado muitas etapas de formação para as Profissionais da Merenda Escolar, com vistas na Higienização dos Alimentos e Economia durante o Preparo, o Projeto Merendeira Chef foi inscrito no 9º Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar,o que rendeu ao município o título de semi-finalista no certame.

Confiram as Fotos:









Foto

Foto

Foto

Foto

RETIRADA DO BLOG: http://riachodacruzemboasmaos.blogspot.com.br/



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Volta às aulas


Volta às aulas: como organizar a recepção dos alunos

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/volta-as-aulas/

Para integrar os alunos novos e receber bem os antigos, é preciso planejamento e cuidado.

O ano letivo começa e muita coisa muda na escola. Alunos novos chegam e os que já estudavam na unidade no ano anterior são reorganizados em outras turmas, com colegas e professores diferentes. Planejar a volta às aulas é fundamental. É preciso integrar os novatos, acolher quem retorna e garantir o melhor ambiente para que todos convivam. "É importante que os estudantes notem que houve preparo para o momento de recebê-los", defende Jussara Tortella, professora do programa de pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). 


O fundamental nos primeiros dias é criar um ambiente de acolhida, em que cada um se sinta pertencente ao espaço escolar. Esse ambiente aparece em decisões planejadas - como a exposição de mensagens de boas-vindas nas paredes, a apresentação da escola aos novatos, as dinâmicas que o docente faz em classe para conhecer a turma etc. 

"A volta às aulas deve ser preparada de acordo com o segmento em que estão os alunos", explica Célia Cassiano, diretora da EMEF Jardim Monte Belo, em São Paulo. Todo ano, ela define atividades diferenciadas para receber as crianças que chegam para cursar o Ensino Fundamental no período diurno e os mais velhos, que vão estudar à noite na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O mesmo ocorre com escolas de Educação Infantil. Os cuidados próprios à faixa etária não podem ser esquecidos. Com os pequenos, a adaptação deve ser bem planejada para que a escola não seja vista como um ambiente hostil.

Confira nesta página e nas próximas dicas para organizar a chegada dos alunos e preparar as atividades que serão realizadas com as diferentes turmas.

Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins
Recepção das famílias
No horário de entrada, é importante que o diretor e o coordenador estejam no pátio para tirar dúvidas dos pais e ajudar os alunos, principalmente os novatos. atitudes como essa demonstram que os gestores estão abertos a questionamentos e interessados em acolher todos os estudantes desde o início do ano letivo.
Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins
Apresentação da escola
Para que os novatos conheçam o lugar em que vão estudar, é importante organizar uma equipe para recepcioná-los, mostrar as dependências da instituição e apresentar os funcionários. Uma sugestão é propor que os estudantes mais antigos fiquem responsáveis por essa visita guiada. assim, os novos já começam a conhecer a turma.
Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins
Integração dos alunos
Estimule os novos estudantes a participar de grupos mistos, formados por alunos de diferentes anos. Essas equipes podem ser organizadas pelos próprios estudantes, de acordo com as áreas de interesse deles. Grupos de jardinagem, teatro e esportes são algumas opções.
Boas-vindas planejadas. Ilustração: Francisco Martins
Cuidado com os novatos
Quando ainda não conhecem os colegas, crianças e jovens que acabaram de chegar tendem a ficar mais retraídos. para evitar esse isolamento, é importante que a escola planeje atividades para momentos como o intervalo. nos primeiros dias, é bom também pedir que os educadores prestem atenção extra nos novatos para que não fiquem sozinhos.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

13ª Semana Pedagógica tem início na manhã de hoje

  A Secretaria Municipal de Educação da início a 13ª Semana Pedagógica com o Tema: Inovação Pedagógica: Repensando a prática integrada ao desenvolvimento da Aprendizagem. O Secretário de Educação Giordano Paiva deu as Boas Vindas aos educadores do município tecendo ações e planos para a Rede Municipal de Ensino no Ano Letivo 2013. Em seguida, a Secretária de Assistência Social e Administração Ciena Diógenes, representou a Prefeita Bernadete Rêgo, mostrando todo o apoio da gestão Pública municipal para com a educação como um todo. O Vice-Prefeito Adile Régis também marcou presença no evento que também contou com as palavras das Diretoras, Fátima Araújo - Creche e Pré-Escola Mundo Feliz e Clédina Mafaldo - Escola Municipal Camila de Léllis.
            O Primeiro dia de Trabalhos da Semana Pedagógica 2013 também contou com a Palestra: Professor Nota 10, ministrada por  Rafael Demétrio do SEBRAE/RN.

Mais Fotos: CLIQUE AQUI!!!