domingo, 27 de março de 2011

Capacitação do PROINFO INTEGRADO em Natal/RN

         A Secretaria Municipal de Educação de Riacho da Cruz/RN, sempre com o compromisso na melhoria da qualidade da educação do município, aderiu no mês de Fevereiro de 2011 ao PROINFO INTEGRADO (Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional), programa do Governo Federal que capacita formadores que por sua vez desenvolvem um trabalho de inclusão digital com os profissionais da educação, para que mais tarde reflita no aperfeiçoamento da prática pedagógica e consequentemente na INCLUSÃO DIGITAL das crianças de nossa comunidade.
     Nesse sentido, a Escola Municipal Camila de Léllis disponibilizou um de seus profissionais para a capacitação do Programa Proinfo Integrado, que aconteceu no último dia  16 de Março em Natal, mais especificamente no Centro de Referência em Educação Aluízio Alves, onde o Professor/Formador José Lázaro Inácio de Melo participou do encontro que resultou na solidificação do desejo da atual gestão da escola em promover a inclusão digital dos nossos professores e alunos. 
          O Proinfo Integrado é coordenado no estado do Rio Grande do Norte pela UNDIME/RN - União dos Dirigentes Municipais de Educação, sob a direção da Coordenadora do Proinfo na UNDIME/RN, Maria Aparecida Inácio de Araújo. Na ocasião, além dos direcionamentos gerais para o funcionamento do programa no município, foram determinados os cursos a serem oferecidos pelos municípios, sendo que Riacho da Cruz/RN iniciará seus trabalhos com  1 (uma) turma de 41 profissionais da educação, que participarão do curso de Introdução à Educação Digital com uma carga horária de 40 horas. O curso terá início ainda em Março e terá materiais à disposição dos cursistas, além disso, os participantes serão devidamente certificados pela Secretaria Municipal de Educação e pela UNDIME/RN.

      Fotos da Capacitação!!!

 Formador efetuando o cadastro da Turma Riacho da cruz 01 no SIPI Sistema de informações Proinfo Integrado


 Cadastro no e-proinfo - Ambiente Colaborativo de Aprendizagem


  Cadastro no e-proinfo - Ambiente Colaborativo de Aprendizagem


Capacitação pela UNDIME/RN

sábado, 5 de março de 2011

Histórico da Escola Municipal Camila de Léllis

Conheça a história da nossa escola:

         A Escola Municipal Camila de Léllis, foi fundada no ano de 1963, funcionando em prédio próprio na Av. camila de Léllis, num terreno até então pertencente a Igreja Católica, adquirido pela Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz/RN. Onde contava com apenas 1(uma) sala de aula, ofertando a 1ª e a 2ª séries do "Ensino Primário" da época, com 30 alunos, sob a docência da Professora Maria José de Oliveira, nomeada pela Prefeitura Municipal, através da Portaria nº 7 de 20 de Março de 1963, na gestão do então prefeito, o senhor Francisco de Oliveira Silva.
           Em 1998, na administração da Prefeita Maria Bernadete Nunes do Rego Gomes, tendo em vista o crescimento da demanda escolar, fez-se necessário a contrução de um novo prédio, onde foi realizada a 1ª etapa com 3(três) salas de aulas, 1(uma) secretaria, 1(uma) cozinha com depósito para alimentos, 1(um) almoxarifado, 6(seis) banheiros para alunos (sendo 3 femininos e 3 masculinos) e algumas áreas livres cobertas. Desta vez, a escola ganharia nova sede, localizada à Rua: Bevenuto Alves da Rocha, Nº 54, Bairro:Centro.
          Em 1999, a escola mudou para as novas instalações, passando a oferecer de 1ª à 3ª séries do Ensino Fundamental, funcionando até o ano de 2000 sem diretor e secretários, contando apenas com professores e serventes, recebendo alguns monitoramentos da Secretaria Municipal de Educação.
            A partir de 2001 a Escola começou a ampliar o quadro de funcionários, passou  a contar com direção, coordenação pedagógica, secretários, professores, serventes e vigias, passou a ofertar o ensino até a 4ª série e no final deste mesmo ano, construiu mais 3(três) salas de aula e 1(um) salão para recreação e refeições, implantando no ano seguinte a Educação de Jovens e Adultos-EJA de 1º ao 4º Períodos.
          Em 2006, na administração Prefeito Marcos Aurélio de Paiva Rego, para a tender a um acelerado acrescimo da demanda escolar, a escola passa por mais uma fase de mudanças construindo 2(duas) salas de aulas.
          Em  2008, é ampliada a oferta do Ensino Fundamental para o 6º Ano (5ª série) com o objetivo de chegar gradativamente ao 9º Ano em 2011.
          No ano de 2009, a escola passou por mais uma etapa de construção, ficando assim com 8(oito) salas de aulas, 1(uma) biblioteca, 1(um) laboratório de informática, 1(uma) diretoria, 1(uma) secretaria, 1(uma) sala de professores e coordenação pedagógica, 1(um) salão-refeitório, 1(uma) cozinha com depósito para alimentos, 1(um) almoxarifado, 6(seis) banheiros - (3 femininos e 3 masculinos), 1(um) banheiro para funcionérios, áreas livres cobertas, praças e jardim.
          Atualmente, a escola oferece o Ensino Fundamental do 1º ao 9º Anos e a Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA de 2º ao 5º Períodos. Cedendo suas dependências físicas para o funcionamento da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA aos finais de semana, apostando na construção de uma educação de qualidade, dando oportunidade aos acadêmicos do Curso de Pedagogia de atuarem como auxiliares na instituição, como forma de fortalecimento da prática pedagógica dos uturos educadores do nosso município.
         O quadro de funcionários da Escola Municipal Camila de Léllis conta com profissionais devidamente qualificados, efetivados no quadro de servidores municipais e locados na Secretaria Municipal de Educação por meio de concursos públicos. A escola conta com 22 Educadores distribuidos nas áreas de Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática, Língua Inglesa, Letras e Educação Física, bem como Professores-Auxiliares provenientes da UVA. Conta também com 2 Coordenadoras Pedagógicas, 1 coordenador administrativo na EJA, 1 Secretária e 17 Funcionários Administrativos que prestam serviços na escola.
         As atividades pedagógicas desenvolvidas no âmbito da escola, são permeadas por estudos baseados nos referênciais teóricos e metodológicos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de reuniões para planejamento das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula, assim como nas atividades extra escolares, encontros pedagógicos, aulas passeios, projetos pedagógicos envolvendo datas comemorativas, Feira de Ciências e Cultura, festival do Livro, Noite do Pijama, reforço escolar, além de outras atividades, envolvendo dança, música e poesia. Vale ressaltar que as ações desenvolvidas no âmbito da Escola Municipal Camila de Léllis se dão em consonância com A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (9.394/96) e com o Projeto Político Pedagógico da escola.
          A história da Escola Municipal Camila de Léllis reforça o compromisso dos dirigentes municipais com a Educação do município, sempre dispostos a inovar e expandir os horizontes da sala de aula na busca por uma educação de qualidade para todas as crianças, jovens e adultos do município de Riacho da Cruz/RN.